Professores de Aracaju voltam às salas de aula

por Maria Aida, 02/10 às 07:53 em Educação

Os professores da rede municipal de Aracaju voltaram às salas de aula nesta segunda-feira (2) após 29 dias em greve, embora continuem mobilizados contra a administração municipal.  A categoria não aprovou a proposta enviada pela Prefeitura Municipal, mas pretende agendar uma nova data para seguir com as negociações.

Os trabalhadores da educação pública municipal cruzaram os braços no começo de setembro, em protesto contra o não pagamento do reajuste do piso do Magistério, estabelecido pelo Ministério da Educação este ano em 7,4%. A mobilização também visa pressionar o governo municipal a melhorar as condições de trabalho, de segurança e estruturais das unidades de ensino.

“Da mesma forma que decidimos encerrar a greve, também decidimos que uma série de ações será feita para cobrar da gestão municipal o cumprimento dos direitos que adquirimos há anos, mas, acima de tudo, para cobrar respeito com quem é responsável por formar, com responsabilidade, os cidadãos aracajuanos", afirma o professor Adelmo Meneses Santos, presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino no Município de Aracaju (Sindipema).

Ainda de acordo com o Sindipema, a forma de reposição dos dias letivos parados será decidida pela escola e aprovada pelo conselho escolar, uma vez que, a lei que rege a Educação em todo o país, a LDB, assegura a autonomia de cada unidade de ensino.

Durante a paralisação, 41 unidades de ensino funcionaram parcialmente com os professores substitutos, 22 escolas não aderiram à greve e 11 suspenderam as atividades.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) disse que “o reajuste anual do piso nacional do magistério não foi atendido por total inviabilidade financeira. Atualmente, nenhum professor da rede municipal de ensino recebe menos que o piso nacional do magistério, que é de R$2.298,82. O menor salário pago na rede municipal de Aracaju é de R$2.560,99”.

 

Por F5 News



Endereço:

Rua Cel. Stanley Silveira, 311 - São José - Aracaju/Se.

Nossas Redes Sociais:

 Facebok Instagram Instagram 

 

 

Contato Comercial - Aida Brandão

(79) 98809.4452/99993.2437/3211.9854

jornalpovao.expresso@ig.com.br

jornal-povao25anos@hotmail.com