Mais de 72 mil pessoas já baixaram o aplicativo “e-Título” em Sergipe

por Maria Aida, 12/09/2018 às 07:59 em Política

Conforme os dados da Justiça Eleitoral, mais de 72 mil pessoas já baixaram o aplicativo “e-Título” em Sergipe. A ferramenta tem o objetivo de ampliar o exercício da cidadania e facilitar a portabilidade do título eleitoral.

Em todo o Brasil, já foram contabilizados 5.473.219 downloads, sendo 4.729.416 com biometria e 743.803 de eleitores que ainda não fizeram a biometria. Por meio desse aplicativo, o eleitor dispõe de seus dados eleitorais no smartphone ou no tablet. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado e ficará disponível no aparelho.

O “e-Título” é uma ferramenta que permite que as informações eleitorais atualizadas estejam sempre à disposição do eleitor (no aparelho eletrônico) sem a necessidade de ele ter que se deslocar até o Cartório Eleitoral para solicitar, por exemplo, a segunda via do título de eleitor.

Para fazer uso da ferramenta, o eleitor deve proceder da seguinte forma: baixar o aplicativo das plataformas digitais Play Store (Android) ou Apple Store (iOS), inserir o número do título eleitoral, o nome, a data de nascimento, o nome da mãe e o do pai. O documento digital contém a foto do eleitor, informações sobre a situação (se está quite ou não), dados biométricos e o endereço de seu local de votação (já atualizado de acordo com o Rezoneamento) e o mapa com a geolocalização.

Outra vantagem do e-Título é que o documento está sempre atualizado, pois retira as informações diretamente do sistema eleitoral. Deste modo, aqueles eleitores que votam em escolas (locais de votação) ou seções eleitorais que foram excepcionalmente alteradas em 2018, ao consultar o título baixado pelo aplicativo terá acesso à informação atualizada, já com o novo local/seção de votação.

O “e-Título ainda oferece ao eleitor a facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuem-se os riscos de extravio ou danos ao título de eleitor impresso. Além disso, melhora-se o tempo de atendimento nos cartórios eleitorais visto que há diminuição da procura por atendimentos para segunda via.

O presidente do TRE-SE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, afirmou que a quantidade expressiva de downloads demonstra que as inovações da Justiça Eleitoral são bem recebidas pela sociedade. “Como gestores públicos, devemos sempre ter o objetivo de facilitar a vida das pessoas, otimizar o tempo delas. Estou satisfeito por saber que, em nosso Estado, mais de setenta mil eleitores têm o ‘e-Título’ e que o eleitor(a) pode obter os dados referentes ao seu título eleitoral, em qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet e com as ferramentas adequadas”, disse.

Fonte: TRE/SE



Endereço:

Rua Cel. Stanley Silveira, 311 - São José - Aracaju/Se.

Nossas Redes Sociais:

 Facebok Instagram Instagram 

 

 

Contato Comercial - Aida Brandão

(79) 98809.4452/99993.2437/3211.9854

jornalpovao.expresso@ig.com.br

jornal-povao25anos@hotmail.com