ergipe será o primeiro a receber oficina do MS para monitoramento e avaliação

por Maria Aida, 29/11/2017 às 08:42 em Saúde

Na próxima quinta, 30, e sexta-feira, 1º de dezembro, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estarão participando da Oficina Introdutória sobre Monitoramento e Avaliação (M&A), promovida pelo Ministério da Saúde (MS). A oficina será ministrada na Universidade Tiradentes, sendo a primeira a ser realizada no país. A proposta é realizar um processo de educação permanente em M&A, destinado à construção de capacidades, com vistas à institucionalização e utilização das atividades de monitoramento e avaliação, como ferramenta de gestão no sistema de saúde.

De acordo com a Gerência de Informações e Estatísticas da SES, Eliane Nascimento, a proposta visa o desenvolvimento crítico e reflexivo dos participantes para lidarem com atividades inerentes à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) nos estados e municípios. Com base nessa perspectiva, estarão também presentes representantes do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de Sergipe, além de técnicos e apoiadores do Núcleo Estadual do MS, e de técnicos do Ministério, em Brasília, sendo disponibilizadas, portanto, 50 vagas.

“Num processo local caracterizado pela intersetorialidade, estaremos indo de encontro às propostas nacionais trazidas pela oficina que visam, entre outras metas, capacitar os participantes de conhecimentos introdutórios necessários ao início do processo de M&A, relacionado à implementação das políticas de saúde no território. Visa ainda instrumentalizar o público alvo para elaboração de um modelo lógico das intervenções em saúde e fornecer subsídios para incorporação das atividades de M&A nas intervenções em saúde pública”, detalhou Eliane.

Conduzindo os trabalhos, a facilitadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contratada pelo Ministério, a professora doutora Elizabeth Moreira dos Santos estará ministrando palestras usando como referência a experiência na área de Saúde Coletiva, a atuação em pesquisa, ensino e assessoria a diversas instituições brasileiras e internacionais em monitoramento e avaliação em saúde. Elisabeth é destacada ainda pelo desenvolvimento de metodologias de ensino e institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde.

Na Oficina Introdutória sobre Monitoramento e Avaliação, a SES estará sendo representada por profissionais da Diretoria de Planejamento (Diplan), Diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), Diretoria Estadual de Vigilância em Saúde (DVS) e Diretora Geral de Saúde (DGS).

 

Fonte: SES



Endereço:

Rua Cel. Stanley Silveira, 311 - São José - Aracaju/Se.

Nossas Redes Sociais:

 Facebok Instagram Instagram 

 

 

Contato Comercial - Aida Brandão

(79) 98809.4452/99993.2437/3211.9854

jornalpovao.expresso@ig.com.br

jornal-povao25anos@hotmail.com