Estado assume o contrato do Hospital de Cirurgia a partir de janeiro

por Maria Aida, 06/12/2017 às 09:01 em Saúde

A partir de janeiro de 2018, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) passa a gerir o contrato do Hospital de Cirurgia para prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ficando responsável por receber e repassar os recursos da União. A decisão foi acordada durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (05) na 2ª Vara da Justiça Federal.

O impasse entre o HC e a Prefeitura de Aracaju tem deixado muitos pacientes desassistidos. De um lado, o Hospital diz que a prefeitura tem uma dívida milionária; do outro a gestão municipal diz que é o HC que deve, e no meio desse imbróglio a população é quem sofre. De janeiro para cá, já houve paralisação do serviço e, em mais de seis meses, a fila de espera para cirurgias eletivas tem mais de 600 pessoas.

Para o diretor financeiro do Cirurgia, Milton Santana, a mudança na gestão do contrato é a melhor opção no momento, já que o Estado é quem aplica o maior aporte financeiro nos serviços prestados pelo hospital. “O contrato com o Município tem dado muito problema e essa mudança nos leva a crer que não haja mais esses problemas que vêm acontecendo com o Município”, disse.

Milton Santana antecipou que fará ainda nesta semana um encontro de contas com o Município, para que os serviços que estão suspensos sejam retomados. A expectativa é de que dentro das próximas 48h a direção do hospital se reúna com os médicos para que retomem ao trabalho, e o hospital volte a funcionar normalmente.

Durante a audiência o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, propôs a antecipação imediata de R$ 500 mil – montante referente ao repasse mensal da SMS para o hospital – devendo o Município fazer também, de forma imediata, o repasse ao Cirurgia e assim garantir a retomada dos serviços.

Por F5 News



Endereço:

Rua Cel. Stanley Silveira, 311 - São José - Aracaju/Se.

Nossas Redes Sociais:

 Facebok Instagram Instagram 

 

 

Contato Comercial - Aida Brandão

(79) 98809.4452/99993.2437/3211.9854

jornalpovao.expresso@ig.com.br

jornal-povao25anos@hotmail.com