Perfil do Jornal Povão

 

28 anos de historia

 

O Jornal Povão completa 27 de existência. Foi difícil, mas chegamos...

Fundado em 16 de julho de 1987 pelo saudoso jornalista Paulo Brandão, que marcou época em Sergipe pela sua coragem e ousadia de fazer um jornalismo independente e sem medo de errar.

Em 05 de maio de 1993, morre seu fundador. Muitos comentaram na época  que o Jornal Povão morreria junto com ele, porém foi um ledo engano... Mesmo dominada pela dor da perda do seu esposo, assumiu o comando do Jornal Povão a sua viúva, Aída Brandão, uma simples mulher que se transformou em uma “leoa” para manter acesa a chama desse conceituado periódico.

Muito destemida, ela foi à busca de ajuda de seus leais amigos para dar continuidade ao projeto “Deus Proverá”, um jargão bíblico usado por Paulo Brandão, para o Jornal Povão. No seu caminho encontrou o empresário e jornalista Marcos Luduvice, hoje seu esposo, o qual admirava seu fundador, Paulo Brandão, pela sua coragem. E graças ao tirocínio dessa dupla o “Jornal Povão” tem conquistado espaço ao longo dos anos e vem abrindo novos horizontes para o jornalismo em Sergipe.

Ao longo da sua  historia, venceram desafios e obstáculos, enfrentaram poderosos e conseguiram se manter no cenário da imprensa sergipana com a mesma galhardia, fato de suma importância para a sobrevivência de um veículo de comunicação.

Na sua trajetória de vida, vários jornalistas renomados passaram pela editoria deste jornal, a exemplo do saudoso jornalista Carlos Mota, ex-diretor do Sistema Atalaia de Comunicação, o qual foi o primeiro editor do Jornal Povão, após o falecimento do seu fundador. Mota deu à dinâmica aqui implantada, com muita inteligência e perseverança, sempre ávido por boas informações e reportagens, grandes edições conquistaram o público. Carlos Mota foi também um grande timoneiro, porém, a exemplo do seu antecessor, acabou sendo chamado precocemente para a eternidade. Com ele foi-se outra inteligência do nosso jornalismo.

 

A luta continuou e mesmo abalados, Marcos Luduvice e Aida Brandão, arregaçaram as mangas e convidaram o jornalista Clarêncio Martins Fontes para assumir a editoria. Clarêncio, uma pessoa extremamente inteligente, competente e dono de uma notável experiência, aqui implementou seu ritmo extraordinário de trabalho durante vários anos. Devido aos compromissos à frente do Centro de Imprensa,  Rádio, Letras e Artes Plásticas (CIRLAP), teve que se afastar, mas deixou germinada a semente que aqui plantou.

Com a saída de Clarêncio Fontes, assumiu o jornalista e radialista Paulo Lacerda, pessoa bastante conhecida nos meios de comunicações, inclusive ao longo de sua carreira, exerceu suas atividades nos jornais Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Jornal de Sergipe, entre outros. Paulo Lacerda contribuiu para a grande alavancada do Jornal Povão, onde o tabloide deixou de ser preto e branco para colorido. Após algum tempo, este periódico passou para o tamanho Stand. Como vemos, Paulo Lacerda deu uma grande colaboração a esse jornal, sempre buscando dar sequência a obra de Paulo Brandão. Devido aos seus grandes compromissos com o seu conceituado programa radiofônico, o “Jornal da Manhã”, apresentado na Rádio Jornal AM 540, Paulo Lacerda deixou a editoria do Jornal Povão, passando a responsabilidade para a jornalista Aída Brandão, a qual já estava apta para assumir a editoria...

A superintendente do Jornal Povão tem como parceiros e colaboradores o grande design gráfico, José Carlos (Negaço), que tem contribuído muito com a nova roupagem do jornal, e Núbia Santos, responsável pela distribuição da mídia impressa e coordenadora do site do Jornal Povão (www.jornalpovao.com.br), outra ferramenta online que hoje se agrega ao Jornal impresso, para que possam acompanhar as novas tecnologias...     

 

Mas toda vitória que se preze advém de muito esforço e contribuição. E não foi diferente para a equipe do Jornal Povão, que teve e tem em sua  trajetória grandes colaboradores, a exemplo da jornalista Luana Luduvice, que foi uma das grandes revisoras desse periódico. Vale ressaltar também os nomes de outros colaboradores que por aqui passaram: João Evangelista, Paulo Monte, Adalberto Vasconcelos, os saudosos Vicente Figueiredo e Joel Batalha, Débora Matos, Wendell Santiago, Cleilton Rocha, Márcio Rocha, Carlos Feitosa (de Brasília), e vários outros que de alguma maneira também deixaram sua parcela de contribuição.

Hoje o Jornal Povão conta com a colaboração de Milton Barreto, Dr. Garcia Leite, Lupércio Santos, Ivan Valença, Abrahão Crispim Filho, Luduvice José, Carmem Mesquita, Dr. David de Castro Lima, Antônio Carlos Santos, e os repórteres fotográficos Cleverton Ribeiro e Valter Sobrinho.       

A todos nossos sinceros agradecimentos!

 

 



Endereço:

Rua Cel. Stanley Silveira, 311 - São José - Aracaju/Se.

Nossas Redes Sociais:

 Facebok Instagram Instagram 

 

 

Contato Comercial - Aida Brandão

(79) 98809.4452/99993.2437/3211.9854

jornalpovao.expresso@ig.com.br

jornal-povao25anos@hotmail.com